Slider

NOTÍCIAS DE CHAPADINHA

.

.

ÚLTIMAS DO BAIXO PARNAÍBA

.

.

DESTAQUES DO MARANHÃO

BRASIL

MUNDO A FORA

NOTÍCIAS DO ESPORTE

MUNDO DOS FAMOSOS

.

.

Eduardo Braga avalia mudanças no governo Danúbia

O petista e secretário municipal de desenvolvimento social, Eduardo Braga, em matéria intitulada "Governo Danúbia mostra melhorias e vai deixando oposição sem discurso", publicada em sua página pessoal, faz uma breve análise dos 03 meses de participação do Partido dos Trabalhadores, PT, no atual governo municipal.

As recentes ações de melhorias e ordenação do trânsito e alguns setores da infraestrutura de nossa cidade, são destacados pelo petista. Veja íntegra da publicação abaixo.

Governo Danúbia mostra melhorias e vai deixando oposição sem discurso

Três meses depois dessa foto, o governo tem melhorado
Quando assumi a Secretaria Municipal de Assistência Social de Chapadinha declarei no meu discurso de posse que o PT havia decidido pela composição com o governo Danúbia Carneiro não pode concordar com tudo que acontecera até ali, mas examente para ajudar a melhorar .
Pois bem, passados de três meses, é inegável que o governo melhorou. Não apenas nas áreas de Trabalho e Assistência Social, que o partido passou a comandar, mas em praticamento todos os setores da administração pública municipal.
A prefeitura tem cuidado melhor da nossa cidade. Basta ver as obras em andamento, a organização do trânsito, as sinalizações, a presença mais constante da prefeita nas ruas conversando com a população e o planejamento para a recuperação das avenidas e das estradas vicinais.
Além da entrada do PT, a de se destacar também o ingressos de outras importantes lideranças políticas como o ex-presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Henrique Marques, a ex-vice-prefeita Joana Leal. Além, também, da repactuação política com o vice-prefeito Antônio Prata.
O grupo que apóia o atual governo se reoxigenou e parece já diminuir o excesso de ânimo dos membros da oposição que achavam que a vitória seria fácil nas eleições do ano que vem. Ganhe quem ganhar, não será fácil pra ninguém. [Até rimou]
E se engana quem acha que a renovação no governo acabou. Os principais dirigentes do grupo têm procurados outras lideranças que orbitam em torno da chamada 3ª via e os diálogos, segundo relatos, têm sido bem proveitosos. Mais novidades ainda estão por vir.
 
Blog do Braga

Em homenagem as mães prefeitura promove show com Calcinha Preta na praça do Povo

Festa reuniu uma multidão de pessoas na praça Irineu Veras Galvão. Duas motos foram sorteadas

Vocalistas da banda Calcinha Preta
O último domingo, 29, foi marcado por uma grande festa em nossa cidade, a comemoração ao dia das mães na praça Irineu Veras Galvão. A festa que foi promovida pela prefeitura municipal de Chapadinha, teve como atração a banda de forró Calcinha Preta, e ainda o sorteio de valiosos prêmios, dentre os quais duas motos 0km.
Logo que iniciado o sorteio dos prêmios, que incluia ainda TV’s, fogões, biciletas, aparelhos celulares e outros, uma multidão já tomava conta da praça, muitos acreditando na sorte, outros, fãs da atração principal da noite. Veja as imagens de alguns dos ganhadores:

Clique para ampliar
deputado Magno Bacelar, prefeita Danúbia
Carneiro e deputado Arnaldo Melo
A prefeita municipal, Danúbia Carneiro, chegou a praça acompanhada do deputado estadual Magno Bacelar, que por sua vez convidou o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, Arnaldo Melo, para participar da festa, além de secretariados, o vice-prefeito Antonio Prata, parlamentares e toda comitiva do executivo.

O deputado Arnaldo Melo destacou em entrevista que sua visita a Chapadinha foi num momento muito especial, a comemoração as mães. O presidente da AL enfatizou as relações do deputado Magno com o governo do estado e AL, citando que ele é um amigo particular, assim como para a governadora do estado, Roseana Sarney.

Arnaldo Melo disse ter certeza absoluta que Chapadinha está na rota dos grandes investimentos a serem feitos pelo governo do estado nos anos de 2011 e 2012.

O deputado Magno Bacelar disse que como um Chapadinhense que ama sua terra sentia-se feliz por essa grande homenagem as mães, que reuniu uma multidão de pessoas em praça pública. Magno falou sobre a grandiosidade do evento promovido pela prefeita municipal, Danúbia Carneiro, com a super atração Calcinha Preta.
Magno Bacelar destacou ainda que a visita do deputado Arnaldo Melo serviu para mostrar seu prestígio, junto a Assembléia Legislativa no cargo de vice-líder do governo, mostrando que independente de oposição ou não, o legislativo está junto na luta pela melhoria de nosso município e estado.
Antes de realizar a entrega das duas motos que estavam sendo sorteadas a prefeita municipal, Danúbia Carneiro, foi firme em seu discurso de homenagem as mães Chapadinhenses. Danúbia destacou o importante papel das mães como cuidadoras dos lares e perpetuadoras da vida, dizendo está muito feliz por esse grande momento.
Em entrevista a gestora do município aproveitou para destacar sobre as últimas ações que estão acontecendo no município, em especial no âmbito do trânsito.
Danúbia Carneiro disse que é preciso que Chapadinha volte a ocupar o posto de princesa do baixo Parnaíba, por isso os esforços não estão sendo medidos para deixar nossa cidade mais bela e feliz.
Segundo a prefeita a sinalização e recuperação de algumas vias é apenas o ínicio de muitas iniciativas que serão realizadas na infra-estrutura de nosso município.

Ao término do sorteio a banda Calcinha Preta subiu ao palco, levando a loucura a multidão de expectadores.
Clique para ampliar

Para conferir todas as fotos do evento, clique AQUI!
Antenor Ferreira

Polícia Militar detém homem armado na Praça do Povo

Uma internauta que se diz admiradora do trabalho da polícia Militar do Maranhão na segurança de nossa cidade, nos encaminhou via e-mail um relato e imagens dos resultados obtidos em operação realizada no último domingo, 29, quando ocorria a festa em homenagem as mães na Praça do Povo. A ação determinada pelo Major Edivaldo Mesquita, comandante da 4ª CI, teria sido coordenada pelo sargento Aurelio.
Enquanto boa parte dos Chapadinhenses se divertia num dos maiores eventos já ocorrido em nossa cidade, a Polícia Militar realizava blitz em vários pontos, além da abordagem de suspeitos e possíveis meliantes que se aproveitam de ocasiões como essa para praticar os mais diversos delitos.
A operação que envolveu vários homens da 4ª CI, resultou na apreensão de armas brancas e a prisão de um homem identificado como Edcarlos Nicolau Santana, 28 anos, que portava uma arma de fogo, calibre 38. O suspeito foi detido e levado a delegacia Regional de Polícia Civil para passar pelos devidos procedimentos.
Meliante Edcarlos Nicolau
Na foto a arma de fogo apreendida com o meliante acima e as armas brancas
Como bem disse nossa internauta em e-mail a nós encaminhado é dessa forma que nossa cidade vai ficando tranquila, graças ao empenho da Polícia Militar.

Antenor Ferreira

Inuagurada em Chapadinha INFORMÁTICA CENTER, suprimentos e acessórios para informática

Chapadinha agora conta com o que há de mais novo e moderno no mundo da informática e tecnologia. Foi inaugurada na última  semana a loja de acessórios e suprimentos para Informática, INFORMÁTICA CENTER.

A loja irá funcionar em anexo a escola de mesmo nome, já reconhecida e conceituada pelos vários anos de atuação na profissionalização de pessoas no mesmo ramo em Chapadinha e região.

Loja lotada de clientes conferindo as novidades de inauguração
A inauguração desse mais novo empreendimento que vem a somar com o desenvolvimento do comércio local, foi marcada pela vasta oferta de produtos, aliados a o bom atendimento e preços imbatíveis.

Sempre atenta às novidades do mercado, além de um ambiente moderno e agradável na Informática CENTER você vai encontrar grandes opções em computadores, notebooks, netbooks, jogos, celulares das mais variadas marcas e modelos, suprimentos e acessórios para informática, e o melhor da tecnologia.
A loja ainda lhe oferece ótimas condições de pagamento e uma completa assistência técnica com a garantia de uma empresa idônea e líder no mercado Chapadinhense.

Veja abaixo imagens da inauguração e produtos da loja.
Clique para ampliar

Antenor Ferreira

Nova realidade no trânsito de Chapadinha

A desordem no trânsito de Chapadinha é um dos principais problemas de nossa cidade. Ao longo dos anos inúmeras foram as perdas de vida por conta da imprudência de condutores, e também pela falta de sinalização em vias e avenidas.

Visando ordenar o trânsito, tornando-o mais seguro e diminuindo consideravelmente esses preocupantes índices, a prefeitura Municipal de Chapadinha deu inicio a execução de obras de sinalização horizontal e vertical nas principais vias e avenidas da cidade.

Num breve passeio por algumas das vias que estão sendo beneficiadas, é notável as mudanças que estão dando uma nova cara ao trânsito de nossa cidade.

O trecho recém-construído da Ataliba Vieira de Almeida é o que mais se destaca em meio às mudanças. Além de uma completa sinalização, que inclui redutores de velocidade e faixas para passagem de pedestres, o trecho inicial da via no bairro Angelim se tornou um canteiro de obras. As laterais da avenida estão sendo urbanizadas.
Na foto montagem: obras no trecho inicial da Ataliba Vieira de Almeida e trechos já sinalizados
Além de garantir o devido escoamento de água, motoristas ciclistas e pedestres irão dispor de acostamento, medida que garante maior segurança a todos.

Além da Ataliba Vieira outras vias e a Avenida Raimundo Oliveira no bairro Areal, também estão sendo beneficiadas.   
Avenida Raimundo Oliveira, Areal - clique para ampliar
Segundo a prefeita do município, Danúbia Carneiro, espera-se que com esse trabalho que deverá ser intensificado logo após a recuperação de vias que estão drasticamente danificadas, como a Presidente Vargas, Chapadinha passe a ter um trânsito mais ordeiro, sem mencionar o fato de uma nova imagem, totalmente urbanizada.

Vale destacar que no centro também estão ocorrendo mudanças. Próximo a Igreja Matriz, canteiros centrais estão sendo construídos para garantir o tráfego devido.

Antenor Ferreira

Internauta denuncia situação vexatória que envolve o trânsito de nossa cidade

A participação de nossos internautas é algo que muito nos envaidece e que contrubui diretamente com o crescimento e enriquecimento de nossa página e conteúdos. Abaixo trago uma matéria enviada pela internauta Hortencia Gomes de Almeida, que relata uma situação ocorrida na Rua Ananias Albuquerque no último domingo, que levanta uma preocupação quanto o trânsito de nossa cidade.

Quem tem o PODER, tem outra historia.

Ontem presenciei uma cena um tanto quanto curiosa e até questionável.

Ali após o semáforo na descida para o areal mais propriamente na Ananias Albuquerque (que na verdade é somente mão única para quem sobe ao centro da cidade), uma motocicleta pop guiada por um jovem entra na contra mão quando de repente sobe um carro de cor prata no sentido correto, ao invés de fazer o percurso, até por questões de sabedoria, o motorista joga o carro em cima do jovem da moto. A moto pára, pois a roda acabou travando e o jovem tenta sem êxito fazer com que a mesma volte a funcionar quando sai do carro um homem exaltado “cheio da razão” que começa a falar palavrões em meio ao publico e solta ameaças ao pobre coitado da moto, dizendo ainda que iria processar ele se tivesse acontecido alguma coisa com o carro.

O jovem então consegue fazer sua moto funcionar, isso após muito esforço e com o coração apertado de tanto nervosismo. Ele saiu, mas não sem antes ouvir umas poucas e boas.

Bom, essa historia é um tanto curiosa pelos seguintes fatos:

1° - O jovem estava errado. Isso não há como negar. O engraçado é que o cara do carro nada mais é que o responsável pelo “transito” de Chapadinha. O que gera uma polêmica.

2° - Cadê a guarda municipal, que certo, no fim de semana tinha festa, mais não é por isso que vamos deixar o centro da cidade a mercê da boa vontade de Deus.

3° - Outro fato curioso. Imagine você se fosse naquela moto, descendo em sentido contrário, o Senhor A..ão, Ga...cio, Ge...nho, ou o próprio K..ly que andava sem cinto de segurança.

Devemos abrir nossos olhos e começarmos a cobrar também daquelas pessoas que só por que ocupam um “lugar” na sociedade, pensam que tem as balas que matou John Lennon alojadas em seus pulmões.

E outra pergunta... Quem colocou esse cara pra ser responsável pelo transito de Chapadinha?

Ta mais responsável do que ele.
Hortencia Gomes de Almeida / internauta

Aeroporto de Chapadinha, Bebedeiras, Som alto, sexo e consumo de drogas

Nos ultimos dias o aeroporto de Chapadinha tem se tornado um verdadeiro lugar de orgias, bebedeiras, consumo de drogas, e principalmente o uso de som automotivo no mais alto volume, quase todas as noites as festas acontecem no conhecido Aerobar.

O aeroporto de Chapadinha que foi construido na decada de 90, está sendo usado de maneira errada por algumas pessoas, que utilizam um local público para venda de bebidas alcoólicas, o que acarreta em um monte de outras coisas, nas noites de Chapadinha é comum pessoas se deslocarem até aquele local, para colocarem seus potentes sons automotivos, usarem drogas, e praticarem prostituição.


Os moradores daquela vizinhança, me relataram não conseguir mais dormir em paz nos fins de semanas, devido ao grande barulho vindo daquele local, e ao frenetico vai e vem de veiculos naquelas imediações, as denuncias que acontecem em relação a perturbação de sossego público, na grande maioria tem relação com o aeroporto de Chapadinha.

E preciso quer a autoridade competente, tome alguma providencia no sentido de coibir essas atividades que por lá anda acontecendo, aquele espaço é patrimônio público e está sendo usado para outros fins, uma vida foi ceifada segunda feira passada, em consequencia de bebedeiras naquele local. Deixo o meu alerta as autoridades de nosso municipio para que providencias sejam tomadas, e ponham fim a essa farra toda.
 

Suspeitos de assassinar o proprietário do Recantos dos Buritis são apresentados pela polícia

Apresentada dupla suspeita de homicídio contra auditor fiscal

Eduardo Dias Silva foi preso em Santa Inês e Pamelo Cardoso Almada, em Santa Luzia do Tide.

Veja vídeo no Imirante
SÃO LUÍS - A Secretaria de estado de Segurança Pública (SSP) apresentou, na manhã desta segunda-feira (30), durante entrevista coletiva no Auditório Leofredo Ramos, dois homens suspeitos de cometer homicídio contra o auditor fiscal do Estado do Maranhão, José Maria Alves, o Zé de Maria, de 56 anos.
A prisão de Eduardo Dias Silva, 27 anos, detido em Santa Inês na quinta-feira (26), e Pamelo Cardoso Almada, o ‘Tatá’, 21 anos, preso na tarde do sábado (28), no município de Santa Luzia do Tide, se deu após várias investigações policiais da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), em conjunto com o Serviço de Inteligência da SSP. O crime aconteceu no dia 1º de abril.
A vítima foi encontrada, na manhã de 2 de abril, interior de seu veículo, uma camionete S10, totalmente carbonizada, a poucos metros da BR-222, nas proximidades da cidade de Itapecuru-Mirim. De acordo com informações policiais, testemunhas ainda teriam encontrado no local uma garrafa pet de dois litros com resquícios de álcool.
O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, destacou o trabalho de investigação da Polícia Civil afirmando se tratar de um ‘crime bárbaro com requintes de violência’. “A polícia conseguiu solucionar mais um crime, de maneira rápida, efetuando a prisão dos envolvidos. Isso comprova o excelente trabalho que as polícias tem feito. Estamos dando respostas à sociedade, e nenhum crime, seja ele de qualquer natureza, permanecerá impune em nosso Estado”, disse Aluísio.
Segundo o superintendente do Interior, Jair Lima de Paiva, o crime teria ocorrido em função de motivação financeira e um suposto envolvimento emocional da vítima com Eduardo Dias há mais de três anos.Durante as investigações, a polícia teve acesso a um vídeo em que mostrava o veículo da vítima sendo seguido pelo carro de Eduardo minutos antes do crime, próximo ao município de Itapecuru-Mirim. Após a prisão, os dois confessaram a autoria delituosa. Os policiais civis ainda encontraram com os dois, algumas jóias de ouro da vítima, como pulseira, pingente, anel e alianças.
Além do secretário Aluísio Mendes e do superintendente Jair de Paiva, esteve presente também, na entrevista coletiva, o delegado geral de Polícia Civil, Nordman Ribeiro. Eduardo Dias Silva e Pamelo Cardoso Almada ficarão agora à disposição do Poder Judiciário.

Prefeito de São Pedro da Água Branca é afastado do cargo

Vanderlúcio Simão foi afastado do cargo, nesta segunda-feira (30), por determinação da Justiça.

IMPERATRIZ — O prefeito de São Pedro da Água Branca, na região sudoeste do Estado, Vanderlúcio Simão Ribeiro, foi afastado do cargo, nesta segunda-feira (30), por determinação da Justiça.
A decisão partiu do juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Imperatriz, Joaquim da Silva Filho, em julgamento de ação movida pelo Ministério Público Estadual alegando o descumprimento pelo prefeito de ordem judicial para devolver os cargos aos servidores públicos concursados que ele havia exonerado.
A promotora Nahyma Abbas, titular da Promotoria da ProbidadeAdministrativa, é a autora da ação que culminou com o afastamento do gestor.
O vice-prefeito,conhecido por “Pelezinho”, deve assumir a prefeitura.

Dilma recebe governadores para cobrar andamento das obras da Copa do Mundo

Após período de recuperação da pneumonia, presidente deverá retomar agenda intensa

A presidente Dilma Rousseff vai cobrar nesta terça-feira (31) dos prefeitos e governadores das cidades-sede da Copa do Mundo um balanço sobre o andamento das obras. A reunião marca a retomada definitiva de sua agenda após longo período de recuperação de uma pneumonia.

No encontro - marcado para as 15h - governadores e prefeitos das 12 cidades-sede vão ouvir de Dilma cobranças sobre o andamento das obras. A presidente anda irritada com o atraso em praticamente todas as cidades e deverá exigir explicações.

O único prefeito que não participará da reunião é Gilberto Kassab, de São Paulo. A exclusão do político é uma forma de retaliação pelo fato de a Secretaria Municipal da Finanças de São Paulo ter vazado informações sobre o faturamento de uma empresa de Antonio Palocci, chefe da Casa Civil. Segundo acusações, o ministro teria aumentado em 20 vezes seu patrimônio em quatro anos.

A justificativa do Planalto para ausência de Kassab, porém, é de que ele participará de uma conferência sobre meio ambiente em São Paulo, o C-40, às 18 horas.

Estão confirmados no encontro com Dilma os ministros Orlando Silva (Esporte), Miriam Belchior (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda), Mário Negromonte (Cidades), José Eduardo Cardozo (Justiça), Antonio Palocci (Casa Civil) e Wagner Bittencourt (Secretaria de Aviação Civil). Entre os governadores, só não participarão Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro; Tarso Genro, do Rio Grande do Sul; e Cid Gomes, do Ceará, porque estarão viajando para Paris, Coreia e Estados Unidos, respectivamente.

Dilma retornou na noite da segunda-feira (30) de uma rápida viagem a Montevidéu, no Uruguai, deixando o cargo para o vice-presidente, Michel Temer. A relação entre ambos está estremecida desde que o racha entre PT e PMDB foi escancarado na votação do Código Florestal, na semana passada.

Veja íntegra no R7

Ninguém é indiciado por acidente que matou 16 em Bandeira do Sul, em MG

Inquérito foi entregue nesta segunda-feira (30).
Uma serpentina metalizada teria causado o acidente, segundo o inquérito.

O delegado Hernani Vaz, responsável por investigar o acidente que matou 16 pessoas em um pré-carnaval em Bandeira do Sul, no Sul de Minas Gerais, disse, nesta segunda-feira (30), que ninguém vai responder criminalmente. Após 90 dias de investigações, o inquérito foi entregue nesta segunda-feira (30).

No dia 27 de fevereiro, o pré-carnaval Carnaband, em alusão ao nome da cidade, foi interrompido depois de três cabos de energia se partiram próximo a um trio elétrico causando as mortes. Segundo o inquérito, uma serpentina metalizada teria causado o acidente. Cerca de 50 pessoas ficaram feridas.

Local não foi vistoriado

O Corpo de Bombeiros não vistoriou o local do acidente em Bandeira do Sul. De acordo com o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Poços de Caldas, Edirlei Viana, a corporação não emitiu auto de vistoria antes do evento, procedimento que declararia adequação a normas de prevenção de incêndio e pânico. A inspeção para evitar acidentes é regulamentada em lei estadual e em uma norma técnica da corporação.

Ainda segundo o comandante, a Prefeitura de Bandeira do Sul deveria ter apresentado ao Corpo de Bombeiros documentação que inclui a descrição da estrutura da festa e, devido à existência de trio elétrico, o resultado da inspeção veicular emitida pelo órgão de trânsito. A prefeitura de Bandeira do Sul reconhece que não fez a solicitação. E diz ainda que foi informada pelos bombeiros, depois do acidente, de que a inspeção prévia não teria sido necessária. "Pelo que os bombeiros disseram, não precisava de autorização. Para um evento como esse, não dependíamos da autorização dos bombeiros", falou o prefeito José dos Santos.

Veja vídeo no G1

Número de corpos resgatados do voo 447 chega a 127, dizem famílias

Segundo presidente da Associação, BEA informou ação por e-mail.
Acidente matou 228 pessoas sobre o Oceano Atlântico em 2009.

A Associação de Vítimas Brasileiras do voo AF447 informou nesta segunda-feira (30) que já foram recuperados 127 dos 228 corpos de mortos no acidente aéreo. Segundo o presidente da Associação, Nelson Marinho, comunicado do Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na sigla em francês) informou que 75 corpos foram retirados do Oceano Atlântico nesta fase de buscas.
O acidente ocorreu em 31 de maio de 2009 no Oceano Atlântico e matou 228 pessoas.

Outros 52 corpos haviam sido recuperados em etapas anteriores.

"Tenho certeza de que vão tirar todos os corpos. A Justiça francesa havia dado a informação precipitada de que só retiraria os corpos em bom estado. Mas nós não queremos corpos inteiros, queremos os restos mortais, queremos um enterro", disse Marinho, em entrevista ao G1, por telefone.
A Air France e a Airbus foram indiciadas em março por homicídios culposos dentro da investigação judicial sobre a catástrofe.

Relatório preliminar

 O BEA divulgou na última sexta-feira, dia 27, um relatório preliminar que descreve o que já se sabe sobre a queda do avião. A análise dos dados das caixas-pretas recuperadas, segundo o órgão francês, mostra que os pilotos viram dois registros simultâneos de velocidades diferentes no painel de controle durante "menos de um minuto" e que um dos registros mostrava uma redução brutal da velocidade.
Isso impediu que a tripulação soubesse a velocidade real do aparelho. A queda do avião no Oceano Atlântico, em alta velocidade, durou cerca de três minutos e meio, de acordo com os dados retirados das caixas-pretas recém-recuperadas do mar. O Airbus caiu de barriga e com o bico para cima.
Clique para ampliar

Mais homenagens da SEMED as mães Chapadinhenses

As homenagens às mães Chapadinhenses através da Secretaria Municipal de Educação, SEMED, prosseguiram por todo esse mês de maio. As festas reuniram uma gama de mulheres e crianças nas mais diversas instituições de ensino de nossa cidade.

As homenagens estiveram acontecendo em unidades de educação básica, fundamental e infantil. Nesse post iremos mostrar imagens das festas que aconteceram nas escolas Gonçalves Dias e Pré-escola Boa Vista, no bairro a que a última se refere, colégio Nossa Senhora Aparecida, que carrega o nome do bairro em que está localizada, entre outras escolas.

BOA VISTA E MUTIRÃO - Começando pela homenagem as mães dos alunos das escolas Gonçalves Dias e Pré-escola Boa Vista, a festa aconteceu no auditório da primeira escola citada, reunindo mais de 300 mães. O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Enir Ferreira, a prefeita municipal, Danúbia Carneiro, secretários municipais e os parlamentares Antonio Peróba e Francisca Aguiar. Os dois contribuíram para a realização da festa doando presentes a serem entregues as mães.

Em discurso a secretária municipal de Educação, Enir Ferreira, fez questão de conscientizar todas as mães presentes sobre o importante papel de perpetuar a espécie, dizendo que todas que ali estavam eram especiais, por terem sido agraciadas com o dom divino de ser mãe.

A prefeita municipal Danúbia Carneiro também deixou sua homenagem às mães, além de tornar público uma boa notícia. A prefeita anunciou a todas a inédita pavimentação com polígonos de concreto, os chamados “bloquetes”, a ser feita em breve no bairro Mutirão, um dos mais carentes do município. A medida beneficiará todos os moradores do bairro e proximidades.

Ao término do evento foi realizada a entrega de presentes as mães e em seguida foi servido um delicioso jantar, feito pelos membros das instituições de ensino com a orientação da nutricionista Adriane Sousa, que presta serviço ao município, elaborando o cardápio da merenda escolar.
Clique para ampliar

COLÉGIO APARECIDA – No bairro Nossa Senhora Aparecida à homenagem as mães foi mais que especial. A festa contou com música ao vivo, apresentação de trabalhos e ainda o bingo de valiosos prêmios. O evento foi realizado no auditório da própria escola.

Participaram do evento vários convidados, a secretária municipal de Educação, Enir Ferreira Lima, o secretário de Assistência Social, Eduardo Braga e representantes da comunidade.

Enir Ferreira agradeceu pelo carinho de todos e destacou o empenho da secretaria em valorizar as mães, incentivando-as a acompanhar o processo educacional de seus filhos e a está mais presente no ambiente escolar.

A secretária de educação ainda ressaltou sobre o apoio do poder executivo que é o maior incentivador dessas ações.

O secretário de assistência Social, Eduardo Braga, endossou as palavras de Enir Ferreira, mencionando o apoio dado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que trabalha em conjunto com a pasta da educação, através dos vários programas e projetos sociais existentes no município.

Eduardo agradeceu a presença de todas as mães, parabenizando-as pela importante data.
Assim como na escola Gonçalves Dias no bairro Boa Vista, a festa foi encerrada com um delicioso jantar e a distribuição de presentes.
Clique para ampliar


Antenor Ferreira

Secretário Municipal de Meio Ambiente promove audiência pública sobre a lei do silêncio. Qual sua opinião?

Amigos internautas, as últimas semanas têm sido mais que complicadas para esse blogueiro. Foram momentos de mudanças no meio profissional e dificuldades no âmbito familiar, algo normal para um recente pai. No entanto, não há nada a se preocupar e asseguro que a partir de hoje farei o possível e impossível para retomar a total normalidade dos nossos trabalhos.

Como fui prejudicado com esses empecilhos, acarretando assim o atraso em nossos conteúdos, poupando a todos irei buscar a melhor forma para publicar os temas e materiais em stand by, alguns já abordados em outros veículos.

Nesse primeiro momento quero falar sobre a audiência pública que serviu para apresentar o projeto da LEI DO SILÊNCIO, a ser implantada de maneira definitiva no município. A audiência aconteceu no último dia 19, na câmara municipal de vereadores de Chapadinha.

Carlos Henrique Marques - sec. de meio ambiente
Conduzido pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Henrique Marques, o evento serviu para tornar público às imposições do projeto de lei de autoria do poder executivo, e que é fundamentado em decretos Federais e Estaduais.

Dentre as imposições e mudanças que poderão ocorrer, está o uso constante de decibílimetros a fim de inibir os abusos sonoros que ocorrem em casas de shows, bares e eventos em locais públicos, assim como os excessos de vibrações sonoras causados por veículos e instrumentos de propaganda ambulante, como carros de som, bike som, motos de som e outros.

Ainda é previsto a determinação de um perímetro no centro da cidade, onde ficará permanentemente proibida a circulação de veículos sonoros, assim como a restrição do uso de caixas amplificadoras e outros acessórios em calçadas e entradas de estabelecimentos comerciais que fazem parte dessa área, evitando a emissão de som para fora do recinto. Será permitido apenas a utilização de sonorização interna que não represente nenhum dano ao sossego público. O projeto de lei traz inúmeras mudanças, todas elas explanados pelo secretário Carlos Henrique Marques.
Ouvintes da audiência pública

Nessa primeira discussão foi notável o descontentamento e dúvidas de alguns setores, em especial os das pessoas que trabalham com publicidade em veículos ambulantes, representados pelo senhor Valdivan Saraiva, que também faz parte desse setor. Ele indagou o secretário sobre a forma em que será conduzida a aplicação da lei que prevê multas que variam entre R$ 200,00 a R$ 5.000,00, salientando a preocupação com a continuidade dos trabalhos de quem tira seu sustento por meio dessa atividade.

Em entrevista Carlos Henrique Marques destacou que o município de Chapadinha há anos vem sofrendo por conta da desordem que há, em virtude da ausência de políticas voltadas para o silêncio. Segundo ele essa lei vem apenas normatizar a situação do município, obedecendo o que já acontece no âmbito estadual.

O secretário mencionou que com o uso do decibilimetro espera-se evitar os abusos sonoros de carros e veículos equipados com som, assim como os excessos por conta do funcionamento de bares, shows e outros eventos.

Para aumentar ainda mais a discussão quanto esse projeto, destaco que dentre suas imposições está a proibição total da circulação de veículos sonoros de qualquer espécie aos domingos e feriados, salvo com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Agora pergunto a você internauta:

- Qual sua opinião sobre a lei do silêncio?

A enquete estará disponível no topo da página por 30 dias. Participe. Em breve estaremos publicando a íntegra do projeto de lei.

Antenor Ferreira   

DEM vai cobrar na Justiça o ressarcimento de gasto com kit anti-homofobia

Material preparado pelo Ministério da Educação foi vetado por Dilma.

O presidente do DEM, José Agripino, anunciou nesta quinta-feira que a Executiva do partido decidiu recorrer à Justiça para que o Ministério da Educação devolva aos cofres da União todos os gastos correspondentes à elaboração e distribuição do kit anti-homofobia.
- Vamos acionar o ministério para que seja devolvido aos cofres públicos todo dinheiro gasto com material que a própria presidente Dilma mandou recolher por impropriedade – disse José Agripino.
A presidente Dilma Rousseff disse que o governo manterá a campanha contra a homofobia, mas fará uma revisão do ‘kit gay’, que causou polêmica e revolta da bancada religiosa na Câmara.
O presidente do DEM lembrou que, além de o kit ter sido considerado indevido pela própria presidente da República, houve desperdiço de dinheiro público, que deve ser devolvido aos cofres da União.
- Quem é que vai pagar essa gastança irresponsável do Ministério da Educação? Quem faz oposição tem a obrigação de fiscalizar e fiscalizar é cobrar o dinheiro gasto impunemente. O DEM vai acionar a União, o MEC para que seja devolvido aos cofres públicos o dinheiro gasto com o material – afirmou.
A suspensão do material foi considerada um retrocesso no combate à discriminação pela Associação Brasileira de Lébiscas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

Programa político de um cidadão cristão, responsável e livre

Não é um programa partidário, nem vai a votos. Qualquer que seja o resultado dos que vão às urnas, este será sempre um programa permanente, válido e imperioso. É o programa dos que não se resignam a ficar calados e instalados, que sentem o dever de intervir com liberdade, sem medo e não olhar a proveitos pessoais. Pontos do programa para uma sociedade livre e aberta ao bem de todos. Não são aqueles a que os partidos costumam dar maior atenção, mesmo que digam o contrário. Aí vão:

1. Respeitar e defender a pessoa humana, homem ou mulher, ou seja, cada cidadão, com a sua dignidade, direitos e deveres, capacidades e fragilidades, liberdade e alienações. Sempre em ordem à sua defesa, respeito e promoção. As pessoas são o verdadeiro património da nação. Esta empobrece sempre que se matam os nascituros. Não há cidadãos de primeira e de segunda. Não pode haver pessoas a quem tudo sobra e pessoas a quem tudo falta, gente reverenciada e gente desprezada. Toca a todos, qualquer que tenha sido o seu berço, uma igual dignidade e condição. As pessoas são mais importantes que os partidos políticos. Tudo existe em função delas.

2. Defender e promover a família. A família é fundamental para cada pessoa e para a sociedade. Ela não pode sair do horizonte atento do nosso observatório social. Chega de projectos e leis de destruição e de minimização da família, com base em ideologias estranhas e maiorias parlamentares. Quem não ama, não sabe o que é o amor e a família normal é o espaço normal do amor. As mudanças sociais e culturais obrigam à reflexão para defender valores e instituições naturais e universais, não para os aniquilar ou relativizar. A família tem vindo a ser maltratada pelo poder público e pela comunicação social. Tem sido desprotegida e minimizada em aspectos essenciais da sua vida e missão. Apoiar e defender a família é garantir o futuro do país e das pessoas e o seu necessário equilíbrio afectivo. É urgente lutar por políticas familiares sérias. Já se fez de mais em contrário, por antipolítica que não respeitou a família.

3. Dar sentido, humano e social, à actividade económica. A economia não é um fim em si mesma, nem uma actividade para beneficiar apenas alguns. Porque necessária, não deve faltar aos seus gestores, políticos ou empresariais, competência, sentido de justiça, discernimento do essencial, sentido social. Numa economia de bem comum não há lugar para luxos e supérfluos, nem para proteccionismos injustos. Sempre assim, e mais ainda em tempos de uma crise grave, injusta e penosa.

4. Dizer, sem medo, que o Governo não é o Estado. O poder de quem governa só se pode entender como serviço responsável à comunidade. Não é uma providência sem limites, que promete o que não tem e não o pode dar. Não é o dono das pessoas para as manipular e delas se servir, a seu jeito e interesse. O horizonte permanente de quem governa é o bem comum, o bem de todos, sem excepção, não de grupos ou claques partidárias. O bem de todos, segundo as possibilidades nacionais, proporciona a todos os cidadãos, mesmo aos que não o querem aproveitar, aquilo a que têm direito para viver com dignidade. E, também, de modo a que possam colaborar, à sua medida, para que todos beneficiem do mesmo, de igual modo. Aos governantes não se dispensa a lucidez sobre os objectivos para bem da comunidade, o administrar com honestidade o erário público, o acolher e fomentar a participação regulamentada da iniciativa privada, o vencer a tentação de totalitarismos e demagogias, o defender e dar exemplo claro de compromisso democrático. Respeitando e apoiando o princípio da subsidiariedade, fundamental numa sociedade realista, se valoriza a sociedade civil e se põe travão a monopólios do Estado e de outros.

5. Lutar por uma educação em que o educando é a prioridade. Educação que olha a pessoa na sua integridade, aberta aos valores morais, éticos e transcendentes, baseada em projectos educativos sérios, ministrada por educadores preparados e honestos, integradora da família, com liberdade para que esta possa intervir e optar por projectos educativos concretos. Educação que responsabilize as comunidades locais pela promoção de um ambiente propício e as autarquias pela defesa de meios adequados. Educação que seja uma preocupação permanente de quem governa. Na educação escolar, propicie-se a abertura ao mundo da cultura, da arte, do património local, das tradições sãs, do respeito, ainda que crítico, do passado, dos sentimentos e dos afectos que equilibram e enobrecem. Educar é capacitar para a valorização pessoal, convivência sadia e participação social. Educar para a necessidade de aprender até morrer, propiciando meios para que assim aconteça.

6. Defender os mais frágeis da sociedade. Há que ter sempre presente os mais pobres, as pessoas com deficiências graves, aqueles a que faltaram oportunidades para ir mais além, os imigrantes injustiçados, os sem trabalho e sem abrigo, os com menor acesso à saúde e seus cuidados, as famílias desestruturadas, vítimas desprevenidas das miragens da irresponsabilidade social e política. Neste sentido, há que promover a justiça social, fomentar o voluntariado, estimular a solidariedade e a partilha fraterna.

7. Denunciar, por todos os meios, a corrupção, os abusos do poder, os favores partidários, a promoção dos incompetentes, a sabujice dos inúteis, as arbitrariedades e o “vale tudo”, mesmo a mentira, para conseguir objectivos sonhados, mas imerecidos.

8. Fazer com que a gente de boa vontade, da Igreja e da sociedade civil, lute por um Portugal de rosto lavado, consciente da sua história, dos seus valores, da sua cultura, das suas tradições sãs, das suas responsabilidades, um país sem complexos de mais ou de menos, igual a si mesmo, com a sua originalidade e capacidades, mas, também, consciente dos seus defeitos, erros e limites.

9. Acreditar, como cristão, no valor determinante da fé comprometida, alimentada nas raízes evangélicas. Por um esforço comum, ela pode ajudar a libertar da corrupção, da mentira e da violência, uma sociedade que se deixou alienar pelo poder partidário e pela publicidade sem regras. Procurar, por coerência e convicção, que as intervenções públicas, individuais e comunitárias, respeitem e promovam a dimensão espiritual e cristã da vida, a fraternidade sincera, o primado de Deus nas consciências e no agir pessoal e social. Uma alternativa original onde cabem aqui todos os projectos sociais necessários.

10. Dirão muitos que tudo isto é utópico. É sempre esta a opinião de quem não se quer comprometer e acaba por ser vítima das suas omissões, arrastando outros consigo. A utopia é sempre caminho e inspiração para novos horizontes de vida e novos caminhos de acção. Nada mais utópico que o Evangelho de Cristo. A ele, porém, vão beber, desde há dois mil anos, todos os projectos políticos e sociais que querem servir as pessoas, ter uma vida com sentido e resistir ao tempo. A falta de utopia sadia e de alimento do poder em fontes sãs não é acaso a razão das crises sociais e morais que agora nos preocupam e atormentam? O meu programa é este e ser-lhe-ei fiel.

História dos Mamonas Assassinas chega aos cinemas

Documentário mostra a batalha dos cinco rapazes de Guarulhos para chegar ao sucesso que foi brutalmente interrompido por um acidente aéreo em março de 1996

IRREVERENTES Em poucos meses de carreira, os Mamonas conquistaram a
 simpatia de crianças e adultos
1995 O grupo, ao lado do produtor Rick Bonadio (à direita), assina
 o contrato para o lançamento do primeiro e único
disco oficiial da carreira
“Os Mamonas Assassinas morreram”. A notícia, na manhã de 2 de março de 1996, um domingo, parecia um desses boatos que vez ou outro circulam por aí. À época, o acesso à internet não era tão popular e a velocidade das informações era menor que a atual. Mas era verdade. Poucos meses depois de estourar para o sucesso e se tornar uma das bandas mais irreverentes do país, as vidas de Dinho, Samuel, Sérgio, Júlio e Bento terminaram em um trágico acidente na Serra da Cantareira, em São Paulo. O pequeno avião em que viajavam vindo de Brasília fez uma manobra errada e acabou se chocando contra a serra. Além dos cinco integrantes da banda, piloto, co-piloto e dois assistentes do grupo também morreram.

Mais de quinze anos depois, o documentário Mamonas pra sempre (Europa Filmes) – previsto para chegar aos cinemas em 10 de junho – refaz o caminho que levou a banda Utopia, nascida no Parque Cecap, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, a virar os Mamonas Assassinas. Para isso, o diretor Cláudio Kahns contou com um vasto material cedido pelas famílias dos músicos. É aí que está a parte mais rica do filme. Os primeiros shows, as brincadeiras de bastidores, a viagem para Los Angeles para mixar o primeiro disco. Tudo o que foi registrado pelos próprios meninos chega agora ao público.

Fora isso, o depoimento de Rick Bonadio – uma espécie de mago em criar bandas de sucesso (Fresno, NxZero, CPM22, Bro’z) e quem deu a primeira chance aos Manonas – é quem dá certa pimenta ao documentário, contestando algumas informações da família e de amigos, como a de que não havia brigas entre os integrantes do grupo. Além disso, Bonadio – sem fazer média- define a personalidade de cada mamona. “Bento era o melhor músico da banda. Ele conduzia os arranjos”, diz, ao se referir ao guitarrista. “Sérgio era imaturo, arrumava confusão por tudo”, revela Rick.
Outro ponto alto do filme são as imagens da primeira apresentação do grupo no ginásio Pascoal Thomeu, conhecido como "Thomeuzão", em Guarulhos, onde a banda foi formada. Em um desabafo, o vocalista Dinho relembra quando, anos antes, foi impedido de tocar com a banda no local por não serem conhecidos. “Nunca desistam dos seus sonhos”, disse Dinho, em meio a muitos palavrões. Naquela altura, músicas como Robocop Gay, Vira, Pelados em Santos e Jumento Celestino já estavam na boca do povo.

No mais, o documentário mostra depoimentos e mais depoimentos de família, amigos e pessoas que trabalharam com a banda. Tudo já falado exaustivamente em programas de televisão, jornais e revistas.

Mamonas pra sempre, talvez propositalmente – para manter o “clima” de alegria característico da banda – aborda a morte dos rapazes de maneira bem superficial. Manchetes de jornais e revistas estampam a tela. Um depoimento emocionado aqui, outro ali. E só. Ao seguir por esse caminho, o diretor Cláudio Kahns ignorou algo que ajudou a transformar os Mamonas em mito brasileiro: a comoção dos fãs diante do trágico acidente e as inúmeras homenagens prestadas aos cinco rapazes de Guarulhos.

Na esteira do documentário estão programados diversos lançamentos, como álbum de figurinhas e revista sobre o grupo. O diretor Cláudio Kahns ainda planeja fazer um filme de ficção e uma minissérie de TV com o material que coletou. Parece exagerado.

Mãe quer pedir perdão a filha que escreveu carta denunciando abusos


Delegado diz que mulher, que está presa, se mostra arrependida.
Padrasto e marido da avó também foram detidos no interior de São Paulo.
Alguns trechos da carta não foram divulgados
(Foto: Reprodução/TV Tem)

A mãe da menina de 9 anos que disse ser abusada há cinco anos pelo padrasto e pelo marido da avó materna, em Itapuí, a 308 km de São Paulo, demonstrou arrependimento por não ter impedido os atos e agido após as queixas que a filha fazia sobre as agressões sofridas. Em depoimento prestado nesta sexta-feira (27), a mulher de 28 anos disse querer encontrar a filha para pedir desculpas, segundo a Polícia Civil.

“Ela demonstrou arrependimento pela sua omissão e disse que quer encontrar a filha para pedir desculpas”, afirmou ao G1 o delegado responsável pelas investigações, Tiago José dos Santos Húngaro. A mãe admitiu à polícia que a criança havia pedido ajuda. “Ela admite que chegou a observar algumas situações estranhas, mas que amava o companheiro e que ele sustentava a casa. Por isso, fez vista grossa e não quis agir”, disse o delegado.

Na quarta-feira (25), a polícia prendeu a mãe, de 28 anos, seu companheiro, de 23 anos, e o marido da avó, de 44 anos, depois de a menina escrever uma carta denunciando os dois pelas agressões. Em um trecho da carta divulgado pela polícia, a criança disse ter ficado decepcionada com o avô e afirmou querer que ele fique preso “para sempre”. “Alguns trechos não foram divulgados porque eram muito fortes”, disse o delegado.

O padrasto e o marido da avó devem ser indiciados por estupro de vulnerável. “A mãe também deve responder pelo mesmo crime e não apenas por omissão, porque ela devia ter evitado que isso acontecesse. Ela tinha a obrigação de proteger a criança”, afirmou o delegado.

Denúncia
A polícia recebeu uma denúncia da Secretaria Nacional de Direitos Humanos no início da semana e convocou a mãe a ir à delegacia para falar sobre o rendimento escolar insuficiente da filha. Enquanto ela falava com o investigador, o delegado disse ter conversado com a criança para ganhar a sua confiança.
Quando falava no padrasto, a criança demonstrava apreensão e chorava. Ela disse temer ser agredida por ele caso contasse a verdade. “Depois de contar o que eles faziam com ela, a menina me pediu para escrever uma carta com um recado para o avô e o pai”, disse o delegado.

O padrasto confessou o crime, segundo a polícia, e deu detalhes sobre os abusos. O marido da avó, porém, negou os atos.

Alívio
A menina e o irmão dela, de 1 ano e 8 meses, foram encaminhados a um abrigo em Jaú, cidade vizinha a Itapuí. O Conselho Tutelar de Itapuí optou por abrigá-los para evitar que ela sofresse alguma pressão psicológica. “Segundo a denúncia, a avó também se colocava em situação suspeita. A criança pergunta pela mãe, mas não sabe que ela foi presa. Ela sabe apenas que o padrasto e avó estão detidos”, disse a conselheira tutelar Ana Lúcia Pulito.

Nesta sexta-feira, o delegado esteve no abrigo e conversou novamente com a menina. “Depois do desabafo, ela parece estar aliviada”, disse Húngaro.

A partir deste sábado, 560 cidades farão ligação DDD com custo de local

Mudança vale para chamadas entre municípios vizinhos, com mesmo DDD.
Cerca de 68 milhões de consumidores serão beneficiados, diz Anatel.

A partir deste sábado (28), usuários de telefones fixos de 39 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento poderão realizar chamadas para municípios vizinhos, com o mesmo código de área nacional (DDD), ao custo de ligação local. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida beneficiará até 68 milhões de pessoas em todo o Brasil, em cerca de 560 municípios.

A mudança foi aprovada em janeiro pelo Conselho Diretor da Anatel e faz parte do novo regulamento sobre áreas locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), que amplia os critérios de definição de áreas locais, que passa a abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento (Ride) que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área (DDD).

O novo regulamento também estabelece que as novas situações que se enquadrem na definição de Áreas com Continuidade Urbana ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local, serão revistas anualmente. Segundo a Anatel, as revisões de configuração da área local resultante da criação ou da alteração de regiões metropolitanas ou de Rides ocorrerão junto com as revisões quinquenais dos Contratos de Concessão.

Os valores de ligações entre fixos e móveis - e vice-versa - não sofrerão mudanças com as alterações de áreas locais.

As regiões metropolitanas contempladas no Regulamento são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri (CE), Fortaleza (CE), Sudoeste Maranhense (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central (RR), Sul do Estado (RR), Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), Norte/Nordeste Catarinense (SC), Lages (SC), Carbonífera (SC), Tubarão (SC). Quanto às regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), todos os seus municípios já são considerados uma mesma área local. As Rides são Distrito Federal e Entorno (DF/GO/MG), Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA) e Grande Teresina (PI/MA).

Veja lista completa das regiões contempladas no G1

Vem aí: O "Chapadinha Fashion Day"

A C.A. Eventos, a nova empresa de entretenimento da cidade, anuncia para o mês de agosto próximo, realizar o primeiro dia de moda de Chapadinha. Estamos falando do "Chapadinha Fashion Day" - um evento, que segundo os organizadores, contará com um casting de Modelos exclusivos, Arte, Dança e Moda, em um só lugar; e contará ainda, com a parceria de várias lojas que estarão desfilando na passarela com suas marcas e produtos diversificados, como: sapatos, bolsas, acessórios e roupas, que serão apresentados ap público presaente, que também irão ganhar diversos brindes dos lojistas.


O "Chapadinha Fashion Day" doará todo o alimento arrecadado na portaria do evento, como parte do ingresso.

Aguarde mais informações aqui no blog!
 

Ambientalista cria associação para ajudar na legalização da criação de animais silvestres

Papagaios, jabutis, araras, macacos, cobra, morcegos, passarinhos e tantos outros animais da fauna silvestre brasileira acabam criando, na maioria das vezes, nas pessoas verdadeiros laços de amor e amizade. O ambientalista e agrônomo José Nilson Maciel é um desses amantes. Em sua casa, localizada no Calhau, há um aquário de peixes com mais de 2.000 espécies de ciclídeos africanos, pássaros como agapone, manó e periquitos australianos, como também animais domésticos: gatos e a cadela da raça labrador, Luna, com seus 10 filhotes.

Sempre com sorriso no rosto e muito comunicativo, José Nilson Maciel fala para a equipe de O Imparcial sobre o seu verdadeiro afeto pelos bichos silvestres. De acordo com ele, esses animais são os maiores reflorestadores do mundo e os bichos que possuem em sua casa são considerados como da família, pois o amor que sentem é muito
grande.

José Nilson Maciel disse que esse apego pelos animais silvestres começou desde cedo. Aos três anos de idade, quando ainda morava com a mãe, Enise Maciel, na cidade de Caxias, já cuidava e brincava com uma lagartixa. Aos quatro, o bicho de estimação foi uma minhoca. Com oito anos, conseguiu fazer um jardim em casa e tinha um casal de arara vermelha. "Todos os anos, na sexta-feira santa, a minha mãe soltava todos os meus bichos; ficava com raiva, mas nunca deixei de gostar de criar esses bichos e sempre falei para ela que trabalharia com a natureza, pois gosto do mato e do verde. Essa é a minha praia", diz.

Hoje, José Nilson Maciel ganha a vida realizando grandes obras de arte e uma delas é a construção de jardins. Segundo ele, uma das suas obras foram a produção do jardim de um dos hotéis mais luxuoso da cidade, o antigo Quatro Rodas, no ano de 1976.

Os outros trabalhos foram a arborização das praças de Caxias. Com o verde O dia de José Nilson Maciel começa bem cedo. Por volta das 5h30, ele já está circulando belo jardim apreciando as flores e observando os bichos da casa.

Um dos primeiros a receber a visita são os pássaros, logo após, os peixes e, por fim, os cachorros e os gatos. Feito isso, José Nilson tom a o café da manhã com a família e vai para mais um dia de trabalho. No começo da noite, mais uma vez, os bichos e as plantas da casa recebem a visita de José Nilson, pois, para ele, é uma forma de tirar o estresse do cotidiano urbano.

Lobão Filho já respira sem a ajuda de aparelhos

Senador Edison Lobão Filho sofreu um acidente de carro no Maranhão.

SÃO PAULO - O Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, informou nesta segunda-feria (23), que o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) não está mais respirando com o auxílio de aparelhos. Lobão Filho, que sofreu um acidente de carro, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Segundo a assessoria do hospital, o senador está consciente e já se comunica normalmente com seus familiares. O acidente envolvendo o senador aconteceu na noite do último dia 12, em Paço do Lumiar, no Maranhão.
Na semana passada, Lobão Filho passou por uma cirurgia para correção de fratura de bacia. Ele também foi submetido por cirurgia para correção de fratura de fêmur esquerdo.
Leia a íntegra da nota
"O Senador Edison Lobão Filho permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Israelita Albert Einstein e apresenta-se estável após extubação (retirada do tubo de ventilação) realizada hoje pela manhã.
O Senador, que não está mais dependente de aparelhos para respirar, está consciente e comunica-se normalmente com seus familiares.

Médico Responsável
Marcos Knobel"

Idosa conta como foi agredida por jovens dentro de casa em SP

Aposentada foi atingida por socos e chutes durante assalto em São Manuel.
Ela passou a noite ferida em casa e só foi socorrida no dia seguinte.

A aposentada de 89 anos que foi agredida com socos e chutes por duas mulheres na sexta-feira (20) em São Manuel, no interior de São Paulo, contou que as suspeitas do crime queriam dinheiro e a agrediram principalmente na cabeça. A casa onde Angelina Soares Salleme mora fica a menos de 100 metros de duas delegacias da cidade, mas a proximidade com a polícia não impediu o crime.

A casa foi invadida por duas mulheres – uma de 22 anos, que foi presa, e uma adolescente de 15 anos, que foi apreendia, ambas nesta segunda-feira (23). A aposentada só se lembra da mulher mais velha. “Ela batia aqui no pescoço, na cabeça foi o pior. Ela fechava a mão”, contou Angelina.

Como não tinha dinheiro em casa a idosa foi torturada por quase três horas com chutes e socos. “Queria me matar porque queria dinheiro. Eu falei ‘ai meu Deus do céu, eu não tenho dinheiro, eu não recebi.’ Eu recebo uma miséria. Como é que eu ia dar, não tinha mesmo.”

Sem poder pedir socorro, Angelina passou a noite em casa, bastante machucada. Os vizinhos só foram perceber o crime no outro dia de manhã, porque viram marcas de sangue na janela.

A aposentada Clemilde Dante ajudou a socorrer Angelina. Ela ouviu barulhos durante a noite, mas não desconfiou de nada. Quando viu a vizinha ferida, ficou horrorizada. Sônia Maria Salleme Egea filha da idosa, que mora em Sorocaba, se assustou ao ver os ferimentos no rosto da mãe.

A adolescente apreendida foi encaminhada a uma unidade da Fundação Casa. A mulher, que já tem passagens pela polícia por tráfico, foi levada à cadeia de Itatinga. Ela vai responder por roubo qualificado e tortura. Da casa da idosa foram levados refrigerantes e alimentos que estavam na geladeira, além de utensílios de cozinha.