Slider

NOTÍCIAS DE CHAPADINHA

.

.

ÚLTIMAS DO BAIXO PARNAÍBA

.

.

DESTAQUES DO MARANHÃO

BRASIL

MUNDO A FORA

NOTÍCIAS DO ESPORTE

MUNDO DOS FAMOSOS

.

.

Em comemoração ao dia Universal da Criança Francisca Aguiar reúne mais de 2 mil crianças no bairro Areal

Multidão de crianças participando do evento
No último dia 20 de Novembro mais de 2 mil crianças estiveram reunidas num grande evento no bairro Areal, em comemoração ao Dia Universal das Crianças. A data que é comemorada em todo o mundo na data citada, é reconhecida pela ONU, e trata-se do dia em que foi aprovado a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

A festa aconteceu num sítio próximo a escola João Gomes. Dezenas de pessoas estiveram voluntariamente ajudando no processo. Uma decoração especial foi montada para receber com carinho as crianças e acompanhantes que se fizeram presentes.

Na montagem os voluntários e também parte da decoração que foi montada
Entre as principais atrações estavam a realização de brincadeiras, distribuição de presentes e lanches, e ainda a apresentação de um dupla de palhaços que despertaram sorrisos na garotada.

Segundo a vereadora Francisca Aguiar, mais de 2 mil brinquedos foram comprados para serem distribuídos nesse grande momento de festa.

Em discursos Francisca Aguiar disse que o momento era de muita alegria. Um momento oportunidade e valorização às crianças carentes do município.

Francisca Aguiar ao lado dos palhaços que animaram a festa e distribuindo
presentes para as crianças
A parlamentar disse que essas ações é algo que muito a dignifica, e que ela pretende continuar com eventos como esse a cada novo ano.

Desde seu primeiro mandato legislativo a parlamentar tem voltado seus olhos a causa social. O dia Universal da Criança é apenas mais uma das várias ações que são desempenhadas ao longo do ano.

Veja todas as imagens do evento acessando a página da vereadora Francisca Aguiar.

Grupos de idosos e dança do CRAS do Areal participam de passeio no balneário Riacho Doce

Passeio aconteceu na manhã do último sábado, 25, e foi marcado pela descontração dos participantes
Ao centro o secretário de Assistência Social, Eduardo Braga, ladeado pelos
membros do grupo de idosos do CRAS Areal
O CRAS do bairro Areal promoveu recentemente um passeio com dois de seus principais grupos de trabalho sócio-educativos, o grupo de Idosos e de Dança. O local escolhido para receber o público foi o balneário Riacho Doce.

O encontro foi marcado pela total descontração dos participantes que além de desfrutar de um ambiente agradabilíssimo, repleto de belezas naturais, ainda saborearam um delicioso churrasco.

Debaixo de um sol forte, típico de nossa região, foi inevitável cair na água para refrescar um pouco. Os idosos foi quem permaneceram mais tempo na piscina de água natural, mostrando que para diversão não tem idade.

Teve até aula de hidroginástica, a cargo do professor de dança e coreógrafo Clesmildo Silva.

Os secretários municipais de Assistência Social e Educação, Eduardo Braga e Enir Ferreira, estiveram presentes no evento. Ambos participaram ativamente de todos os momentos de descontração.


Para ver todas as imagens desse momento de alegria e festa acesse o Blog da SEMAS








Fundamentos para a política de Chapadinha‏

Karl Marx afirmava que a consciência dos homens é determinada por sua condição social e material. Refletindo a partir desse fundamento, lembramos o grande argumento que sustenta o grupo político de situação da atualidade no poder é o do passado do atraso. O atraso, aí, significa, a lembrança de momentos de privação material que grande parte da população chapadinhense passou. A prosperidade advinda a partir da estabilidade econômica do município provoca um sentimento de segurança e que garante a manuntenção do grupo no poder.

Relacionada ao pensamento do próprio Marx, a dialética é um fundamento teórico que indica uma estrutura social fundada no confronto de grupos e de idéias que, por sua vez, provoca uma síntese. Esta, por sua vez, constitui-se um elemento consensual e superior aos elementos confrontantes, os grupos.

A 3ª via representa a expressão da dialética apregoada por Marx no sentido de que incorpora a síntese presente no debate dialético entre os dois grupos polarizados da política chapadinhense.

É isso mesmo. No aspecto da dialética a 3ª via encontra um fundamento. Contudo, o primeiro fundamento citado aqui, o da materialidade das consciências, ainda não encontra-se intensamente presente na 3ª via. Explico melhor. Para apresentar-se enquanto proposta alternativa aos grupos polarizados da política chapadinhense, não é suficiente apontar os erros de cada um. É necessário, sim, incorporar os pontos positivos desses grupos e, também, promover alterações materiais positivas na vida da população ou, pelo menos, de lideranças sociais do município. Sem isso, o ressoar do combate à corrupção não encontrará eco em meio à sociedade chapadinhense.

O Budismo aponta o caminho do meio como o encontro da felicidade, da iluminação e da auto-realização do ser humano. Contudo, esse caminho do meio, a 3ª via, não é composta do comodismo e conformismo da situação e nem no radicalismo da oposição. Traz, sim, a temperança, a eficiência e a prosperidade como marcas e como a face desse novo grupo.

A política é complexa e lida com a materialidade da vida das pessoas e, por isso, exerce tanto fascínio em meio às mentes. Não se pode reduzir as relações políticas apenas enquanto um confronto entre os "bons" e os "maus". Se assim for, sempre nos consideraremos o lado bom. Contudo, assim como na filosofia oriental, o bem pode estar contido no mal e vice-versa. Não se trata de separar um do outro, mas vê-los como parte da complexidade dialética da vida.

A 3ª via de chapadinha é composta de homens corajosos e que, ao meu ver, estudam e ensaiam uma revolução política. Só nos resta observar, analisar e contribuir, caso haja coesão, coerência e eficiência.
 
Jânio Rocha Ayres Teles / Filósofos de Chapadinha

Sucurí causa morte de 05 pessoas em Rodovia Federal

Acidente aconteceu em janeiro de 2011 na divisa entre os estados do Acre e Rondônia



Acessando os milhares de vídeos que compõem o arquivo da página Youtube, encontrei uma matéria muito interessante, a cerca de um acidente ocorrido em janeiro desse ano envolvendo uma cobra da espécie Sucurí, que resultou na morte de 05 pessoas.

O acidente aconteceu na madrugada de 06 de janeiro na Br 364, trecho que fica entre a divisa dos Estados do Acre e Rondônia.

O acidente teria sido causado após uma tentativa do condutor de um veículo Honda Civic de evitar o atropelamento do animal silvestre que estava no meio da pista. O resultado foi uma trágica colisão entre o veículo e um caminhão que transportava refrigerantes.

Veja o vídeo:

Galeria de imagens da II Conferência Estadual de Juventude do Maranhão

Nos dias 30 e 31 de Outubro de 2011 aconteceu em São Luís, no centro de convenções Pedro Neiva de Santana (Multi-center SEBRAE), a II Conferência Estadual de Juventude do Maranhão.

O evento reuniu uma multidão de jovens de todo o estado, ocasião em que tive a oportunidade de concretizar dezenas de novas amizades.

Fiquei devendo a essa galera várias fotos que foram registradas ao longo dos 2 dias de evento, fotos que até agora ainda não havia sido possível postar na net.

Hoje, pedindo primeiramente desculpas pelo atraso, disponibilizo a todos a galeria completa de imagens desse grandioso evento.

Para acessá-la clique AQUI!

Antenor Ferreira

Inicio do festejo do povoado Bonsucesso atrai multidão de fiéis

A segunda-feira, 28, foi um dia de festa para a comunidade Católica do povoado Quilombola de Bonsucesso, município de Mata Roma-MA. Foi dado início a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade.

O festejo do povoado Bonsucesso é festa popular que atrai centenas de pessoas, inclusive, de outros estados. A manifestação cultural fez do povoado o mais "badalado" da região, principalmente pelo fato de ocorrer de maneira diferente com o levantar de 02 mastros, apresentação de grupos de tambor de crioula, cachaça numa bacia que fica ao pé do mastro, muitas rezas, e músicas que animam o público.  


Segundo o senhor Zequinha Correia, um dos moradores mais antigos da comunidade quilombola, os festejos do povoado seguem uma antiga tradição que vem passando de geração a geração.

O festejo vai até o próximo dia 09, recheado de atrações e manifestações culturais que propiciarão muita alegria para quem o visitar.


O evento foi encerrado com a apresentação de contar de brega Tony Cajazeira, radiolas de reggae, som ao vivo na beira do rio preto e muito mais.

Com informações e fotos do Blog do Foguinho

Negociações entre militares e governo avançam

Enfim, as negociações entre policiais militares, bombeiros e Governo do Maranhão avançaram. Mas para isso precisaram entrar no circuito o Secretário Estadual de Projetos Especiais, João Alberto, o presidente da OAB-MA, Mário Macieira e o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, além dos dirigentes da paralisação.



"O dialogo enfim ocorreu", disse o diretor de articulação política dos militares, cabo Roberto Campos. A reunião durou cerca de quatro horas. Terminou próximo de 21h. Amanhã, às 15h, haverá mais uma reunião para, enfim, buscar o fim do impasse.



No diálogo, o governo cedeu. João Alberto prometeu não cortar os pontos dos militares parados e nem outro tipo de retaliação, como transferências ou punições disciplinares. O reajuste salarial, principal exigência dos militares, ainda continua refém do entrave. O que deve ser aprofundado hoje.



Ao final do encontro, Mário Macieira fez mistério sobre o restante das reivindicações. "A conversa foi boa e proveitosa. Não podemos revelar ainda quais reivindicações foram atendidas".



Confira abaixo as principais reivindicações dos militares.



-Reposição das perdas salariais de 2009 a 2001; 30% a mais TR(inflação acumulada do ano anterior) em cada ano, de 2012 a 2015, previsto no PPA(Plano Plurianual);



- Definição da jornada de trabalho em 44 horas semanais com adicional noturno e pagamento de hora extra;



- Anistia de todos que participaram do movimento grevista;



- Criação de uma comissão permanente de negociação, com participação de todas as entidades militares.


Veja matéria em vídeo no O Imparcial

Médico de Michael Jackson leva pena máxima

O juiz Michael Pastor anunciou nesta terça-feira (29) que o médico Conrad Murray deverá cumprir quatro anos na prisão, a pena máxima. Ele foi considerado negligente no tratamento oferecido a Michael Jackson, morto em 25 de junho de 2009.

Pastor determinou que o médico abandonou seu paciente, administrou drogas pesadas e mentiu para as pessoas sobre as condições de Michael jackson, além de não sentir remorso pelas consequências.

Murray, de 58 anos, foi apontado culpado por homicídio involuntário na Corte Superior do condado de Los Angeles no dia 7 de novembro, após julgamento que durou quase dois meses.

O anúncio

Durante a audiência desta terça, o advogado de Dr.Murray, Ed Chernoff, fez um pedido para que não fosse permitido que a mídia filmasse o anúncio da setença do médico. A promotoria não fez qualquer objeção sobre a imprensa dentro da corte de Los Angeles. O juiz também decidiu que não via problemas em a audiência ser televisionada.

Depois disso, a família de Michael Jackson fez um pronunciamento, por meio de seu advogado, Brian Panish. Eles afirmaram que não procuravam vingança pelo que o médico fez. "A Bíblia diz que homem não pode fazer justiça, apenas vê-la. É isso que queremos", afirmaram.

Após a leitura, o promotor Walgren fez um pequeno resumo sobre as ações de Dr. Murray meses antes da morte do cantor, no dia 25 de junho de 2009. Ele acusou o médico de não estar focado no resgate do cantor no dia de sua morte. "Ele falava com sua namorada pelo telefone", disse, antes de afirmar que o médico administrou o anestésico sem equipamentos necessários para reanimação.

A promotoria, então, solicitou ao juiz a aplicação da pena máxima - quatro anos em uma penitenciária estadual -, além da indenização aos herdeiros de Michael de mais de US$ 100 milhões devido ao cancelamento dos shows que ele faria em Londres pela turnê This is It, a última de sua carreira.

A defesa também se pronunciou afirmou que não iria discutir com a promotoria. "Isso foi uma tragédia e, certamente, é necessário uma punição. Ele não deveria ter feito isso", afirmou. Além disso, Ed Chernoff acusou Michael Jackson de ser um viciado em remédios e procurou alguém para medicá-lo.

O advogado também relembrou a infância pobre de Conrad Murray no Caribe e sua caminhada para chegar onde chegou. "Dr. Murray não é perigoso para a sociedade, eu garanto isso. Ele não precisa ser encarcerado", disse. Os advogados de Murray pediram ao juiz liberdade condicional e a prestação de serviços comunitários em troca da prisão.

Depois dos advogados de defesa e acusação, foi a vez do juiz fazer seu pronunciamento. Ele disse que é sempre muito difícil julgar os casos corretamente. "Há pessoas que pensam que Dr. Murray é um santo, outros que eles é um diabo. Ele não é nenhum dos dois, é um ser humano", disse Pastor.
"Michael Jackson morreu devido às ações e erros de Dr. Conrad Murray em exercer suas funções", afirmou o juiz. "As mentiras contínuas para seguranças, paramédicos, médicos e família não ajudou na saúde do paciente e serviu para cobrir e destruir evidências", disse. Ele também contou que ficou impressionado por ver que o médico não tinha nenhum arrependimento.

Pastor determinou que não achou nenhuma evidência de que o médico de Michael Jackson pudesse usufruir de liberdade condicional. Por isso, o condenou a quatro anos de prisão, que deverão ser cumpridos em uma penitenciária no condado de Los Angeles, já que o juiz não tem como mandá-lo para uma prisão estadual. Vale lembrar que Murray já pagou 46 dias de prisão, no tempo em que ficou sob custódia.

O juiz decidiu que ele voltarão a discutir sobre a indenização à família Jackson no dia 23 de janeiro de 2012.

Juízes fazem paralisação nacional nesta quarta-feira; 20 mil audiências serão afetadas

Em protesto à falta de segurança e à desvalorização da carreira, os juízes do Trabalho de ao menos 19 Estados iniciam nesta quarta-feira (29) uma paralisação geral de 24 horas. A medida, segundo a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), afetará cerca de 20 mil audiências, que deverão ser remarcadas. O atendimento de casos urgentes, no entanto, será mantido.



O ato envolverá cerca de 3.600 juízes, que participarão de debates e reuniões organizados pelas associações regionais de seus respectivos Estados. A paralisação contará também com a participação dos juízes federais.



De acordo com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), os atos não vão afetar ações urgentes, como de concessão de benefícios previdenciários, de fornecimento de remédios pelo Serviço Único de Saúde (SUS), bem como ações criminais.



Os juízes federais e os do Trabalho cobram aumento salarial e melhores condições de trabalho. Além da defasagem salarial, a categoria argumenta que trabalha sem garantia de segurança. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo menos 200 juízes estão sob ameaça de morte em todo o país.



Segundo o presidente da Anamatra, Renato Sant’Anna, o salário está defasado em quase 25%. Os juízes criticam ainda a falta de política institucional que garanta a segurança para o exercício de suas funções, bem como a ineficiência do sistema de saúde, que, segundo Sant’Anna, não previne os agravos à saúde física e mental nem prevê proteção previdenciária adequada.



Os magistrados vão enviar à Advocacia Geral da União todas as citações e intimações acumuladas desde o dia 17 de outubro, que estavam paradas para pressionar o Executivo pela liberação de recursos para o reajuste salarial dos juízes.



Na última sexta-feira (25), o presidente do do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, disse que os juízes que não trabalharem poderão ter corte no salário, a exemplo do que ocorreu com os servidores em greve.


Hotel de US$ 500 mi na China tem detalhes em ouro e prata

Em Huaxi os cidadãos vivem em casas luxuosas e dirigem carros ocidentais. Mas há 40 anos, o local era apenas mais um dos milhares de vilarejos rurais do leste da China.

Na época, o então secretário do comitê local do Partido Comunista percebeu que o futuro do país estava na manufatura. Ele abriu a primeira de sessenta empresas controladas hoje pelos moradores locais.

A renda anual de Huaxi hoje é de mais de US$ 8 bilhões.

O local já é um destino turístico devido às réplicas de monumentos de outros países, e recentemente Huaxi abriu um hotel. O hotel Long Wish custou quase US$ 500 milhões para ser construído. Ele tem 16 suítes presidenciais, e decorações em ouro e prata, incluindo uma estátua de uma tonelada banhada a ouro.
 
Veja galeria de imagens no UOL

Show de Rodrigo Alves na Choperia LB

Casa ficou completamente lotada. Público cantou e se mencionou ao som dos grandes sucessos do artista
Multidão de pessoas que lotou a Choperia LB

O cantor de arrocha e música romântica, Rodrigo Alves, esteve mais uma vez em Chapadinha, num grande show na Choperia LB. A festa aconteceu na noite do último sábado, 26.

À esquerda o proprietário da Choperia LB, Luís, ao lado de Rodrigo Alves e
à esquerda o artista no palco
Um grande público esteve participando do evento. A casa ficou com as dependências lotadas.

O cantor subiu no palco após a apresentação do cantor Carlinhos Maranhão, por volta das 0:30h. No repertório havia músicas que fizeram parte da carreira do artista e grandes sucessos atuais.

Para conferir todas as fotos e ver quem estava nessa grande festa, clique AQUI!

Antenor Ferreira

Balada Mix no Espaço Vemasa

Da esquerda p/ direita eu (Antenor Ferreira, Dj. Massal, Wilson e no canto
direito Dj. Jayron
Mais uma grande festa que agitou a galera jovem no Espaço Vemasa. Na noite de sexta-feira, 25, aconteceu a primeira Balada Mix, festa promovida pela galera do colégio Paulo Ramos.

Um grande público compareceu ao evento que foi animado pela equipe Dance Mix, e que teve ainda a participação especial do grupo Streep Dance, fazendo várias coreografias ao som do ritmo funk.

O Dj. Gilberto Mix não pôde está presente, mas não faltou quem comandasse a festa. A galera curtiu os melhores ritmos com os Dj’s Jayro e Massal.

 
Antenor Ferreira

Homem é encontrado morto as margens de riacho na zona rural de Chapadinha

Imagem ilustrativa
O corpo de um homem de 26 anos, identificado apenas como Abdom, foi encontrado as margens de um riacho na localidade Madeira Cortada, zona rural de Chapadinha, na manhã de sábado, 26. O corpo de Abdom foi encontrado por moradores que passavam pelo local.

A vítima apresentava perfurações pelo corpo, apontando que foi morto por disparos de arma de fogo. Havia perfurações  em seu peito esquerdo

A polícia civil foi até a localidade, mas ninguém soube falar do caso. Com base nas primeiras informações foi apontado o nome de um possível suspeito.

A delegada Mary Jane estará ouvindo alguns populares, a fim de elucidar esse misterioso assassinato.

Com informações do Blog do Foguinho

Prefeita confirma mega show com Magnificos no Reveillon 2012

Além da atração principal haverá a participação da banda Solteirões do Forró e sorteio de vários prêmios


A prefeita municipal, Danúbia Carneiro, concedeu agora a pouco uma entrevista coletiva em seu gabinete, para anunciar oficialmente as atrações do Reveillon 2011, dia 31 de Dezembro, na Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo).


Segundo a prefeita, duas atrações darão boas vindas ao novo ano, sendo a principal a banda Magnificos, uma das maiores do Brasil. Uma mega estrutura será montada para essa grande festa, que contará ainda com a participação da banda Solteirões do Forró.


Danúbia Carneiro destacou que o contrato com a segunda atração citada só foi possível graças ao apoio do empresário Eduardo Sá, que firmou parceria com a prefeitura municipal.

A prefeita ainda anunciou o tradicional sorteio de vários, dentre os quais motos 0km, e também uma super queima de fogos, após a contagem regressiva.


A Secretaria Municipal de Cultura já está tomando todas as providências para tornar a festa um momento inesquecível, conquistando o título de maior Reveillon, já realizado no município.


Aproveitando o ensejo perguntei sobre o recente encontro da prefeita com um grupo de executivos da empresa Suzano. A gestora mencionou que estará agendando uma coletiva com toda imprensa e sociedade, para esclarecer todas as dúvidas a cerca da implantação da indústria, que prevê geração de 2 mil empregos diretos e 8 mil indiretos.

Antenor Ferreira

SEMAS lotada na manhã dessa segunda-feira. Citados em lista do Cadastro Único buscam garantir a vaga no Minha Casa, Minha Vida

Sorteados no Minha Casa, Minha Vida sendo atendidos na SEMAS
Prefeita e Eduardo Braga
Para ajudar no esclarecimento das pessoas que se inscreveram no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo Federal, a prefeita municipal Danúbia Carneiro, junto com o secretário de Assistência Social, Eduardo Braga, promoveram na tarde do último sábado, 26, uma reunião na quadra do FAC, onde foi minuciosamente explicado todos os procedimentos e regras para recebimento das casas. O sorteio das casas do conjunto habitacional José de Sousa Ameida ocorreu dia 21 de Outubro, na Praça Irineu Veras Galvão.

A prefeita municipal fez questão de ler a lista de pessoas aprovadas, de acordo com as exigências do programa, e também dos que foram citados em lista recente pela SEMAS (Clique AQUI para ver matéria). Essas pessoas apresentaram problemas no Cadastro Único.

Sec. Eduardo Braga esclarecendo dúvidas
dos os populares
A gestora e o secretário esclareceram os motivos de inclusão de 559 inscritos na lista de rejeição do Cadastro Único. A orientação era que todos comparecessem nessa manhã de hoje, segunda, 28, na SEMAS para verificarem as possíveis soluções.
O recado foi atendido e desde cedo a Secretaria encontrava-se lotada de pessoas. Uma equipe foi preparada para prestar os atendimentos com rapidez.
Quem ainda não procurou a SEMAS deve comparecer a sua sede na Travessa da Corrente, S/ Nº, Centro, das 08:00 às 17:00h.
Blog da SEMAS

Governadora se reúne com comandos da SSP e Exército

Governo reafirma ações que vem sendo desenvolvidas para segurança da população.



SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney se reuniu com os comandos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Exército Brasileiro, na manhã deste sábado (26), no Palácio dos Leões. No encontro, o governo reafirmou as ações que vem sendo desenvolvidas para a segurança da população, agradeceu o trabalho que vem sendo realizado por policiais militares e bombeiros que não aderiram à paralisação e a união de forças para garantir a tranquilidade no Estado.



Presentes o vice-governador Washington Luiz; o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes; o comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva; o general Gomes de Matos, da 10ª Região Militar de Fortaleza; os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo; do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon; e os secretários chefe do Gabinete Militar do governo, José Ribamar Vieira; da Casa Civil, Luís Fernando Silva; de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; de Programas Especiais, João Alberto.



O coronel Franklin Pacheco ressaltou o esforço que vem sendo feito pelo governo para que a paralisação não cause prejuízos à população. “Nossa preocupação maior é a segurança do cidadão em todo o Estado. Esse é o foco do nosso trabalho hoje”, declarou.



O comandante da PM assinalou ainda o trabalho conjunto das forças militares estaduais e federais. “Estamos realizando uma ação integrada da Força Nacional, Exército Brasileiro e ressaltamos o imprescindível trabalho que vem sendo feito pelos policiais e bombeiros que não aderiram ao movimento, continuando a desempenhar suas funções e contribuindo para garantir a tranquilidade dos cidadãos de bem”, disse.
Exército

O comandante do 24º Batalhão de Caçadores, coronel Flávio Peregrino, afirmou que as ações estão priorizando áreas de grande concentração pública, além de estarem sendo feitos patrulhamento nos bairros. “Estamos fazendo uma complementação ao trabalho de policiamento ostensivo que já vem sendo feito pela Polícia Militar e Força Nacional em pontos principais de acesso, como no caso da Feira do Livro, que está acontecendo na cidade”, observou.



As ações, segundo Peregrino também cobrirão o interior do Estado. “Nós temos um planejamento, que atende a todo o Estado, priorizando São Luís e Imperatriz, por serem as maiores cidades, mas atendendo também a municípios como Timon, Bacabal e Buriticupu, entre outros”, disse.



O tenente coronel Charles Moura, chefe da Comunicação Social do Exército, ressaltou o patrulhamento e as ações realizadas pelo Exército Brasileiro no Estado. “Assumimos a coordenação e o controle operacional no Estado do Maranhão, com a finalidade de garantir a segurança da população”, declarou.



Ele também destacou a atuação em parceria com equipes de outras instituições. “É importante a população saber que há um trabalho integrado voltado para a segurança e que reúne Exército, Força Nacional, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Força Área e Polícia Rodoviária Federal, todos imbuídos no sentido de trazer tranquilidade para os maranhenses”, observou.


'Não sou mais um monstro', diz soldado que fez transplante completo de rosto

Depois de dez anos de cirurgia plástica, ex-soldado eletrocutado crê que transplante total mudará de vez a sua vida.


Mitch Hunter com a mulher e o filho. (Foto: BBC)

Ele era visto com repulsa por estranhos e as crianças fugiam dele chamando-o de "monstro". Mas um transplante completo de rosto - apenas o terceiro nos EUA - promete transformar de vez a vida de Mitch Hunter.

Quando bati à porta da sua casa, em um subúrbio de Indianápolis, não sabia o que esperar. Eu tinha visto fotos de Mitch antes e depois de dez anos de cirurgia plástica, mas não depois do transplante completo, feito há apenas quatro meses.

Ele abriu a porta segurando seu filho Clayton, de 18 meses, nos braços. O que vi me deixou impressionado.

Mitch não é mais o jovem bonito que era, mas a transformação em comparação ao rosto de seis meses atrás é surpreendente. Olhando para pai e filho, é possível até ver os traços familiares.

Ele tinha 20 anos quando o carro em que ele estava bateu em poste contendo cabos de eletricidade de 10 mil volts.

Enquanto tentava resgatar uma passageira que também estava no carro, recebeu uma descarga elétrica que lhe deixou sem uma perna e com o rosto totalmente queimado.

Nos dez anos seguintes, passou por inúmeras cirurgias para reconstruir o rosto - mas os resultados não passavam de remendos.

"Monstro"

Foi o nascimento do filho Clayton que levou Mitch a optar pelo transplante completo de rosto - apenas o terceiro feito nos EUA.

"Vi muitas crianças correrem para se esconder atrás das mães porque ficavam muito assustadas quando me viam", contou.

"Isso estava ficando difícil, porque meus amigos começaram a ter filhos, depois meu irmão teve um filho. Quando tive Clayton, não quis mais que as crianças tivessem medo de mim."


O norte-americano Mitch Hunter, antes e depois da
cirurgia que reconstruiu sua face, destruída após
uma descarga elétrica. (Foto: BBC)

A operação, realizada em abril, foi financiada por uma iniciativa entre o hospital Brigham and Women's, em Boston, e as Forças Armas americanas.

O número de soldados que regressam do conflito no Afeganistão com o rosto e membros mutilados levou os militares a financiar pesquisas na área de reparação plástica, incluindo transplantes de mão e rosto.

Sob a coordenação do cirurgião Bohdan Pomahac, o hospital já realizou três transplantes completos de rosto e já tem outros cinco em vista.

Para ser elegível para uma cirurgia completa, o paciente precisa ter pelo menos 25% do seu rosto danificado. Pomahac acredita que pelo menos 200 a 300 veteranos de guerra preenchem o critério.

Surpreendentemente, encontrar um doador não é tão difícil. O médico explica que prefere doadores jovens e do mesmo sexo, embora reconstruções computadorizadas sugiram que transplantar o rosto de uma mulher em um homem possa funcionar. Isto ainda não foi tentado.

O rosto é transplantado em toda sua espessura, mas o que realmente determina o visual final do rosto é a estrutura óssea da face do paciente.

No caso de Mitch, a operação correu bem. A equipe removeu a face antiga de Mitch antes de sobrepor a nova.

Pomahac conectou artérias a três nervos do corpo de Mitch no novo rosto. A nova cara do paciente, com nariz, lábios e músculos, foi então costurada no seu lugar.

A operação - a segunda do cirurgião - durou 14 horas, um pouco menos que a sua primeira.

"Quisemos simplificar a operação para torná-la mais fácil de repetir, e acho que conseguimos isso", disse o médico. "Mas a cada operação aprendemos uma enormidade de coisas."

Recuperando os sentidos

Mitch conta que, no início, o rosto estava muito inchado. "Parecia o rosto de um sujeito de cem quilos", afirmou.

À medida que o inchaço diminuía, os traços ficavam mais definidos.

Entretanto, o irmão de Mitch, Mark, diz que era capaz de ver o rosto do antigo Mitch desde o primeiro dia.

"Não sabia como eu ia reagir, mas quando atravessei a porta do hospital, vi que era ele, meu irmão", disse.

A mulher de Mitch, Katerina, é uma ex-colega de escola que ele começou a namorar muitos anos atrás, antes do transplante.

Katerina disse que já havia aceitado o fato de que seu companheiro tinha um rosto deformado, embora percebesse que ele era infeliz e evitava sair de casa.

Questionada sobre o fato de beijar os lábios de um morto - o dono original do rosto -, ela diz: "Nunca o beijei nos lábios antes."

"É simplesmente louco quão longe a ciência chegou e o que eles conseguem fazer. É simplesmente incrível", afirma Katerina.

Mitch diz que as sensações estão voltando e que ele consegue, por exemplo, elevar as sobrancelhas, fazer bico e sorrir.

"Ainda tem um pouco de pele de sobra em alguns lugares", afirma. "Mas me disseram que no fim vou ficar parecido com o que era."

O médico, Pomahac, diz que o quadro deve melhorar aos poucos, em especial no que tange às sensações.

"A primeira sensação se desenvolve no primeiro ou segundo mês. Ainda é muito pequena, mas continua a melhorar", diz.

"Por volta dos 18 meses, espero que Mitch estará se sentindo próximo do normal."

Auditor militar julga improcedente prisão de líderes da greve da PM

O pedido foi feito ontem pelo coronel Edilson Moraes Gomes.



Brasília – O juiz auditor militar em São Luís, Vicente de Paula Gomes de Castro, julgou improcedente o pedido da Corregedoria da Polícia Militar (PM) para decretar a prisão de quatro líderes da greve da PM e dos bombeiros do Maranhão.

O pedido, feito ontem (24) pelo encarregado do inquérito que investiga o movimento grevista da PM do Maranhão, coronel Edilson Moraes Gomes, alega crime de desobediência, porque os militares são proibidos pela Constituição de fazer greve.

A prisão dos líderes grevistas foi requerida por meio de uma representação à Procuradoria-Geral de Justiça, solicitando a ação do Ministério Público do Maranhão à Justiça Militar.

Ontem, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão declarou ilegal a greve dos policiais e bombeiros militares. Na decisão, em caráter liminar, o desembargador Stélio Muniz determinou ainda a imediata suspensão do movimento de paralisação dos militares, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 200. Apesar da decisão da Justiça, os policiais mantiveram a greve e permanecem acampados em frente à Assembleia Legislativa do estado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, nenhum incidente grave foi registrado no estado. Para garantir a segurança da população durante a greve dos agentes de segurança pública, um batalhão da Força Nacional está patrulhando em São Luís, e cidades do interior, como Imperatriz, Timon e Bacabal.

Mulher do traficante Nem é presa por associação ao tráfico de drogas

Ela foi presa após ser levada por PMs do Bope à 15ª DP (Gávea).
Traficante Nem controlava tráfico na Rocinha, antes da ocupação.

Danúbia chegou acompanhada da irmã
(Foto: Reprodução/TV Globo)
A mulher do traficante Nem foi presa em flagrante na noite desta sexta-feira (25), após ser levada para a 15ª DP (Gávea), na Zona Sul do Rio. Danúbia Souza Rangel é acusada pela polícia por associação ao tráfico de drogas. O delegado Carlos Augusto Nogueira titular da 15ª DP, disse que a mulher passará a noite na delegacia.

De acordo com o delegado Carlos Augusto, no sábado (26), ela será transferida para uma carceragem da Polinter.

O delegado revelou que Danúbia optou em ficar silêncio e chorou em alguns momentos. Ele explicou que juntou aos autos de investigação relatórios, depoimentos, informações de moradores e fotos em sites de relacionamento, onde a mulher de Nem aparecia ostentando joias. A polícia quer saber a origem do dinheiro com que Danúbia vivia, já que a princípio, ela não tinha emprego.

“Ela preferiu se reservar e só falar em juízo. No meu entendimento, ela é associada ao tráfico de drogas. Ela recebe presentes do Nem, ela andava com carro fornecido pelo Nem. Ela participava do tráfico de drogas na Rocinha. Então, eu entendi por bem fazer o procedimento de flagrante em delito por associação ao tráfico”, explicou ele.

A mulher de Nem foi levada à delegacia por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) nesta sexta-feira (25). Ela foi encontrada em um salão de beleza na Rocinha, após denúncias anônimas. Segundo a polícia, o salão seria de propriedade da irmã de Danúbia, que também prestou depoimento nesta noite, mas foi liberada em seguida.

De acordo com o delegado, no caso de crime por associação ao tráfico, não é necessário um mandado de prisão. Carlos Augusto informou, ainda, que vai pedir à Justiça que a prisão em flagrante passe para prisão preventiva: "Ela tem uma ligação há muito tempo com o trafico. Ela namorou um traficante e possui um filho com outro traficante já morto", completou.

Carlos Augusto informou, ainda, que foi solicitado um reforço polícial na delegacia para esta noite. Ele afirmou que não tem dúvida sobre o envolvimento dela com o tráfico na Rocinha: "Eu realmente acredito na associação dela. Ela é investigada em pelo menos um inquérito daqui da delegacia, que é o de associação ao tráfico de drogas", disse o delegado.

O advogado de Danúbia Souza Rangel deixou a delegacia dizendo apenas que entraria com um pedido de habeas corpus ainda na noite desta sexta-feira. De acordo com o plantão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), até as 22h30, o pedido ainda não havia chegado.

Prisão de Nem

Nem foi preso em uma abordagem da Polícia Militar ao tentar fugir da Rocinha, na madrugada do dia 10 de novembro, dias antes da ocupação da comunidade.

Segundo o Bope, a mulher dele foi localizada após uma informação passada ao Disque Denúncia. Danúbia chegou acompanhada da irmã. As duas foram levadas em um carro do Bope. De acordo com a PM, não havia mandado de prisão contra elas. Na Rocinha, de acordo com os policiais, Danúbia é conhecida como "Xerifa".

Leia íntegra no G1

POLÊMICA: Candidatas ao Miss Bumbum recriam ´A última ceia´

A recriação do quadro a Última Ceia, de Leonardo da Vinci, com as candidatas do Concurso Miss Bumbum Brasil 2011, onde todas aparecem de biquini, tem gerado opiniões polêmicas, principalmente em meio o público católico.

Logo que a imagem foi divulgada começaram a surgir as reações, grande parte de repúdio ao que muitos consideram como uma blasfemia a um dos momentos mais marcantes, relatados no livro da Bíblia.

Veja abaixo o polêmico quadro e matéria sobre o assunto publicado na coluna Na Mira do portal Imirante.

As candidatas ao Miss Bumbum Brasil 2011 recriaram a imagem da tela "A última ceia", de Leonardo da Vinci, para o convite do concurso que acontece em São Paulo, no próximo dia 30. Para causar mais bafafá, além de mostrar as meninas com modelitos sumários, o convite ainda vem com o texto "Elas parecem, mas nem todas são santas nesta ceia".