Secretária de Saúde de Brejo faz balanço dos avanços da pasta no município


A reestruturação de unidades e busca por convênios e programas federais, são prioridades na gestão de Lílian Caldas

Antenor Ferreira

Na tarde dessa segunda-feira, 22, estive na sede da secretaria municipal de Saúde de Brejo-MA, para uma entrevista com a secretária de saúde do município, Lílian Caldas, que fez um breve balanço dos avanços da pasta nesse início de novo governo.

À direita a secretária de Saúde de Brejo, Lílian Carvalho Caldas, que na ocasião repassava orientações a enfermeira do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), Glauce Marques
Em tópicos trazemos os principais pontos dessa conversa:

ESTRUTURAS SUCATEADAS
Lílian Caldas iniciou comentando as dificuldades encontradas na pasta, logo que iniciado o governo do prefeito Dr. Omar (PV). Segundo ela, foram necessários 90 dias para reorganizar a saúde do município, tempo em que foi restabelecido o funcionamento de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), o hospital e outras instalações.

Na organização dos PSFs a principal dificuldade foi à disponibilidade de profissionais. Porém, as equipes já estão formadas e atuando em campo.

AMPLIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UBSFs
A secretária comentou que serão iniciadas obras de ampliação de 03 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), e em breve a construção de mais 03, já alocadas para o município, o que representará um grande avanço na saúde dos brejenses.

REATIVAÇÃO DO NASF
Lílian disse que o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) já está funcionando, oferecendo a população atendimentos com nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeutas ocupacionais e outros.

A unidade ficou fechada durante um bom período na última gestão.

HOSPITAL
Sobre o hospital Antenor Vieira de Moraes, que está funcionando nas instalações da antiga Clinica Santa Alice, Lílian Caldas disse que a unidade conta com 02 médicos plantonistas - diariamente, oferecendo serviços de ultrassonografia as sextas pela manhã, contando ainda com um grande número de enfermeiros e técnicos, agilizando assim os atendimentos.

Ela mencionou a preocupação em manter na farmácia básica não apenas na unidade, como também do centro de saúde Coronel Antonio Guilherme, o extinto IPEM, amplo estoque de medicamentos.

FUNDAÇÃO E MATERNIDADE DE BREJO
Questionada sobre a possibilidade de reativação da Fundação Hospital Geral e Maternidade de Brejo, tema que já foi discutido em sessão da câmara municipal, com a presença do então diretor da unidade, Bergson Moraes (Clique AQUI para rever matéria), Lílian disse que o prefeito não tem medido esforços para reativar a unidade, acertando como alternativa o aluguel do prédio para instalação de uma maternidade regional, mantida com recursos do estado e governo Federal, por meio de programas como a Rede Cegonha.

PROGRAMAS
Lílian destacou que tem priorizado em sua gestão a busca por programas Federais, nos quais o município esteja enquadrado, como a Farmácia Popular, Academia da Saúde e outros.

Ela disse que o município já implantou o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa promover ações de desenvolvimento pleno com estudantes, no âmbito de condições de saúde, buscando a promoção e prevenção de doenças e agravos, além da formação de jovens e qualificação permanente dos profissionais da saúde e educação.

SAÚDE BUCAL
A secretária relatou que logo que assumiu se deparou com um sério problema no programa Saúde Bucal, que contava apenas com um gabinete odontológico em funcionamento, localizado no povoado Palestina.

Lílian disse que outros gabinetes foram equipados e que em breve o município contará com mais 03 pontos de atendimentos odontológicos, que funcionarão nas UBSFs que serão construídas pelo município.

CAMPANHAS
A secretária fez questão de destacar o sucesso das campanhas promovidas pela pasta, citando “A semana da Mulher”, campanha de combate ao câncer do colo do útero, onde foram realizados cerca de 200 exames preventivos.

Nesse momento foi chamado o coordenador de imunização do município, Antunes Carvalho, que fez um breve relatório dos resultados do dia “D” da campanha nacional de vacinação contra gripe, ocorrido no último sábado, 20.
Antunes Carvalho - coord. de imunização do município de Brejo

Segundo Antunes, no município a meta é imunizar 5.064 pessoas, que fazem parte do público alvo da campanha, que são: 

idosos a partir dos 60 anos, crianças de 06 meses a menos de 02 anos, gestantes e mulheres “puerperas”, ou seja, até 45 dias após o parto, além de pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde e pessoas privadas de liberdade.

Até o dia “D” o município havia imunizado 2.987 pessoas, num trabalho que envolveu cerca de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde (ACSs), que fizeram trabalho de campo na zona rural, e no sábado em 13 postos de vacinação. Esse número corresponde a 36% do público alvo, percentual que a nível Brasil é bastante satisfatório.
Na cidade e interior profissionais unidos pela saúde de Brejo

A campanha prossegue até sexta-feira, 26.

Encerrando a entrevista Lílian fez questão de destacar que ainda há muito o que fazer, mas que Brejo conta hoje com uma saúde de qualidade.

Gostou da matéria? Então compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Comente a matéria

Sua participação é muito importante para nós.

Scroll to top